top of page
BUDA SAKYAMUNI

                     

                    Buda Shakyamuni

 

Sidarta Gautama, também conhecido como Sākyamuni Buda, popular e comumente chamado apenas de Buda ou Buddha (O Desperto), foi um príncipe de uma região no sul do atual Nepal que, tendo renunciado ao trono, se dedicou à busca da erradicação das causas do sofrimento humano e de todos os seres, e desta forma encontrou um caminho até ao "despertar" ou "iluminação", após o que se tornou mestre ou professor espiritual, fundando o budismo.

Gautama é a figura-chave do budismo: os budistas creem que os acontecimentos de sua vida, bem como seus discursos e aconselhamentos monásticos, foram preservados depois de sua morte e repassados para outros povos pelos seus seguidores.

Sidarta foi educado pela irmã mais nova de sua mãe, Maha Pajapati. Quando chegou a idade de 16 anos, seu pai arranjou-lhe um casamento com uma prima da mesma idade chamada Yashodhara. Segundo o relato tradicional, ela deu à luz um filho, chamado Rahula.

Com a idade de 29 anos, de acordo com as biografias populares, Sidarta saiu de seu palácio para encarar suas inquietações. Apesar dos esforços de seu pai para escondê-lo dos doentes, moribundos e do sofrimento presentes no mundo, Sidarta teria visto um homem velho. Quando um cocheiro do reino, seu amigo, Chandaka explicou para ele que todas as pessoas envelheciam, o príncipe partiu para viagens para mais além do palácio. Nesses encontros, avistou um homem doente, um corpo em decomposição e um asceta. Estas visões o deprimiram e marcaram profundamente e lhe deram motivos para buscar uma superação da doença, da velhice e da morte através do ascetismo.

Gautama sentou-se sob uma árvore conhecida agora como a Árvore de Bodhi e jurou nunca mais se levantar enquanto não tivesse encontrado a verdade. Após 49 dias de meditação e com a idade de 35 anos, é dito que Gautama alcançou a iluminação espiritual. Após ter criado sua doutrina, Sidarta percorreu o país pelos 45 anos seguintes, difundindo-a ele morreu aos oitenta anos de idade, na cidade de Kushinagar, no atual estado de Uttar Pradesh, na Índia.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sidarta_Gautama

bottom of page