top of page

 O poder curativo da sua voz:

​

Motivos para todo mundo cantar

​

Qualquer pessoa que seja capaz de emitir sons com suas cordas vocais pode e deve cantar todos os dias. Eu sei o que você está pensando, mas gostaria que você suspendesse essa descrença, mesmo que por um momentinho só.Eu não estou afirmando que todo mundo deveria virar cantor profissional, nem que todas as vozes são convencionalmente agradáveis ao ouvido médio. O que estou sugerindo é que o ser humano foi feito para cantar, literalmente. Quando a gente permite se auto expressar através de nossas vozes, isso acorda partes que estiveram dormentes ou negligenciadas durante toda a vida. A gente ganha acesso a uma sabedoria mais profunda e essa sabedoria com o tempo se transforma em poder.

​

Todo mundo quer cantar

​

Quantos de nós ouviram quando criança que não poderíamos ou não deveríamos cantar em público porque nossas vozes eram ruins? Eu me arriscaria a dizer que quase todos. Por causa disso, a gente desiste de usar nossas vozes para expressar nossa verdade pessoal.

O motivo de essas experiências magoarem tanto, e por tanto tempo, é que usar nossa voz é um instinto primário. Lá no fundo, todo mundo quer cantar porque todo mundo foi feito para cantar!

​

Cantar deixa a gente se sentindo bem

​

A gente consegue sentir prazer através de vibrações sonoras, conforme elas ressoam na nossa boca e em outras partes do corpo. Crianças sabem disso, e tentam usar o som como elemento explorador antes de usá-lo para se comunicar. Endorfina é liberada quando se canta, o que ajuda a externalizar elementos positivos. E isso é especialmente verdade quando cantamos com outras pessoas. Cantar em grupo também incentiva a produção de oxitocinina (o hormônio da ligação com outras pessoas). Isso pode reduzir a ansiedade, o estresse e ajudar a relaxar.

​

Cantar cura e ouvir música também, dores de cabeça fortes são reduzidas de maneira significativa quando se canta. Cantar ajuda os pacientes com dor crônica. É bom para a saúde

Cantar é considerada uma atividade aeróbica, pela quantidade de oxigênio que entrega no cérebro. Revigora, traz alegria e bom humor. Nossa respiração tem um poder restaurador incrível, pode reduzir o estresse e nos colocar em estado meditativo. Além disso, cantar diminui os níveis de cortisol (hormônio do estresse), o que nos permite constituir mais anticorpos para fortalecer o sistema imune.

Há benefícios para a saúde emocional também. Isso pode ser visto no instinto materno, de cantar para ninar o bebê que chora. Cantar junto com músicas tristes quando se está um pouco para baixo ou outras felizes quando você está por cima da carne seca também tem um impacto positivo em nosso humor.

 

Nossos cérebros amam

​

O canto é usado para tratar problemas neurológicos, inclusive a gagueira, mal de Parkinson, danos ao cérebro e até autismo. Essa ação pode formar novas ligações entre neurônios, o que melhora o funcionamento geral do cérebro. Tocar música, em geral, provoca efeitos no cérebro como o aumento da função cognitiva, melhoria de memória e aperfeiçoamento das funções de resolução de problemas, mostram pesquisas.

​

É irrelevante o som que sai

​

A melhor parte de tudo isso é que os benefícios são colhidos independentemente do tipo de som que sair das nossas bocas. As pessoas que cantam têm os mesmos resultados mesmo quando o som produzido é de “qualidade medíocre”.

Cantamos pela diversão, e não pelo resultado. É o ato de cantar que nos faz se sentir bem.

Cantar faz de nós pessoas melhores

Há um grande lucro pessoal no canto, além das melhoras físicas e emocionais. Quando cantamos, é preciso ter certa vulnerabilidade. Essa vulnerabilidade permite que a gente aprenda muito sobre nós mesmos. O que nos motiva, do que somos capazes e o que desejamos. “Nós nos tornamos nós mesmos participando de vários atos criativos. ”

​

Eu ousaria dizer que, através do ato criativo de cantar, nós nos encontramos com nós mesmos. Em suma, cantar com frequência pode nos colocar frente a frente com quem realmente somos.

Cantar pode nos ajudar a melhorar o mundo

Quando a gente entende quem somos lá no fundo e que qualidades únicas possuímos, paramos de nos comparar com os outros. O medo que nos impulsiona a lutar, a acumular e a oprimir é transformado em uma energia mais leve, de compaixão e amor. Sim, amor. A gente começa a falar nossa verdade. Ficamos inspirados a mostrar nossa vida. A criatividade que acabamos de descobrir em nós nos permite ver soluções que antes não estavam lá. Essa mudança positiva tem um efeito profundo na nossa vida.

Os pulsos dos cantores entram em sincronia, como se fossem um ritmo cardíaco em coletivo. Seguindo a mesma lógica, essa prática ajuda a ver que todos fazemos parte de um grande coletivo.

​

Te convido para vir cantar com o nosso Coral Era Branca !

bottom of page