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Mestre Irineu

Raimundo Irineu Serra, nascido em São Vicente Ferrer, no dia 15 de dezembro de 1892 e falecido em Rio Branco, no dia 06 de julho de 1971, mais conhecido como Mestre Irineu ou Mestre Juramidam. No início do século XX, Raimundo Irineu Serra foi mais um dos inúmeros migrantes nordestinos a se mudarem para o território amazônico em busca de oportunidades com o ciclo da borracha. Mas foi depois de várias vivências pelo interior da floresta amazônica, trabalhando como soldado na divisa entre Brasil e Peru, que Irineu Serra conheceu por meio de indígenas da região a bebida sagrada Ayahuasca. Após este acontecimento, desenvolveu um estudo, que foi dado através da Virgem da Imaculada Conceição, a partir desta bebida e foi fundador da doutrina espiritual do Santo Daime, que possui como sacramento o chá da ayahuasca, cristianizada e rebatizada por ele mesmo, por meio da orientação da Rainha da Floresta (Virgem Maria) como Daime.
Sua doutrina traz na essência cânticos e chamados que guiam e dão força na caminhada espiritual durante a comunhão da bebida sacramental na busca do autoconhecimento e aperfeiçoamento do caráter individual dentro das escalas social, afetiva e espiritual.
O culto é predominantemente Cristão e traz consigo todas as divindades de cunho característico do batalhão da Rainha da Floresta, formado por caboclos protetores e orientadores a qual se inclui a mais forte como os Caboclos do Tucum, sendo esta a linha de trabalho do Mestre Irineu.
As divindades máximas desta linha estão centradas em Deus e representadas por Jesus Cristo, Nossa Senhora da Conceição, o Patriarca São José e São João Batista. Mestre Irineu era filho do ex-escravizado Sancho Martino e Joana Assunção, chegou no ano de 1912 ao Estado do Acre, com dezenove anos de idade, afro-brasileiro de alta estatura, integrando o movimento migratório da extração do látex em seringais. Em 1912 vai para Manaus, no Porto de Xapuri, onde reside por dois anos, indo trabalhar posteriormente nos seringais da Brasiléia durante três anos e, em seguida, em Sena Madureira, onde residiu por mais três anos.
De volta a Rio Branco, foi para a Guarda territorial, até chegar ao posto de Cabo, e em seguida participou e passou no concurso para integrar a Comissão de Limites, entidade do Governo Federal que delimitava as fronteiras entre Acre, Bolívia e Peru, órgão este, comandado pelo Marechal Rondon. E foi o próprio Rondon que nomeou Irineu Tesoureiro da Tropa, um cargo de confiança. Posteriormente retornou à floresta, de volta ao seringal, conheceu aquele que se tornou um grande amigo: Antônio Costa.
A experiência foi uma divulgação divina da Virgem Maria, aparecendo como a Rainha da Floresta. Irineu recebeu a tarefa de fundar uma doutrina espiritual, um sincretismo baseado na consagração da bebida consumida desde milhares anos, no contexto da cultura e simbolismo cristão, utilizando ao mesmo tempo a sabedoria transcendental Indígena, Brasileira, Africana e Oriental. Fundou um centro comunitário em 1930, onde deu início a criação do culto do Santo Daime.
Assim, Mestre Irineu e sua doutrina passaram a sofrer preconceitos e perseguições devido a predominância de afrodescendentes entre seus seguidores e pelo medo que as elites de então possuíam relacionados à movimentos tradicionais de origem afro-indígena como o Santo Daime. Em 1945, os companheiros do Mestre Irineu tiveram a oportunidade de dispor de um terreno e assim estabelecer uma comunidade, nomeada 'Alto Santo'. Irineu começou a canalizar mensagens da dimensão espiritual, sob forma de simples hinos, o princípio guiando da doutrina.
Ficou conhecido ajudando o seu ambiente que era interessado na sua obra espiritual. Desenvolveu-se igualmente como curador espiritual, especialmente nas situações onde os medicamentos eram ineficazes e o sofrimento não levava à nada. O culto do Santo Daime desenvolveu-se em redor do Mestre Irineu. Em 1971, quando voltou para a dimensão espiritual, já era conhecido sob o nome 'Mestre Império', o início de um traçado espiritual para dar o Daime ao mundo inteiro, como os seus hinos o estipulam.
Com a morte de mestre Irineu, alguns de seus discípulos resolveram expandir a doutrina. Como não houve consenso, um grupo de daimistas, entre eles Sebastião Mota de Melo e Francisco Fernando Filho decidiram criar suas próprias igrejas, que se tornaram autônomas em relação ao Alto Santo. Sebastião Jaccoud, companheiro do Mestre Irineu, relata que "Mestre Irineu, sendo ele Jesus Cristo, veio para reimplantar a Santa Doutrina" e que o Mestre Irineu "corrigiu orações como o Pai Nosso que ele havia ensinado como Jesus Cristo à humanidade, mas que foi alterado pelos diversos grupos religiosos que se proclamaram proprietários da palavra de Deus depois da crucificação." Para alguns adeptos, o Mestre Irineu é tido como sendo o próprio Daime.