top of page
SAO JORGE

São Jorge

A história de São Jorge é cheia de lendas e controvérsias devido a grande popularidade do santo não só na religião católica, Ele é um santo muito famoso, mas pouca gente sabe a real história por trás desse guerreiro que além de padre foi também um soldado romano. Há muita polêmica envolvida em torno da sua existência pelo fato de não existir nada concreto sobre ele, mas o que sabemos é que na época em que foi nomeado santo era comum a canonização acontecer através da votação popular mesmo que sua vida não fosse exemplar.

​

Mas o que se sabe é que Jorge era filho de pais cristãos, nascido na região da Capadócia e criado na Palestina onde foi promovido capitão do exército romano aos 23 anos de idade. Como se é conhecida, essa época ficou marcada pela constante perseguição do imperador Diocleciano aos cristãos e Jorge da Capadócia (como era conhecido) não escapou.

 

Por diversas vezes Diocleciano tentou fazer com que Jorge desistisse de sua fé, torturando-o de várias maneiras, mas ele permaneceu firme e forte.
Depois de inúmeras tentativas frustradas, Diocleciano não viu outra saída a não ser mandar degolar o Jorge no dia 23 de abril de 308. Foi um verdadeiro guerreiro da fé e lutou bravamente até o fim no seu propósito cristão e tal atitude teve tanta repercussão que serviu de exemplo para a conversão de diversas pessoas ao cristianismo, inclusive a esposa do próprio imperador.

Apesar das diversas lendas criadas em torno de São Jorge, ele foi nomeado padroeiro de muitos países como Inglaterra, Lituânia, Portugal e algumas regiões da Espanha e o que se tem conhecimento é que, para a Igreja Católica, o simbolismo do dragão pode ser visto como o mal e a sua vitória sobre ele representa a vitória por ter resistido as tentações do imperador Diocleciano em fazê-lo desistir de sua fé.
Independente das lendas e versões criadas, devemos celebrar e venerar São Jorge como um símbolo de força e mártir da fé cristã.

 

Fonte: https://www.nossasagradafamilia.com.br/

bottom of page