top of page

Ying Yang

Por Michel D' Alberti


YIN YANG são conceitos do Taoísmo que nos mostram a dualidade de tudo que existe no universo, elas são forças fundamentais e opostas que se complementam e se encontram em todas as coisas.

A parte preta com círculo branco representa o YIN que é o princípio da noite, Lua, a passividade, absorção, o feminino e a parte branca com círculo preto é o YANG é o princípio do Sol, dia, a luz, a atividade e representa o masculino.

Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seriam a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem e para onde se destinam.

Esta doutrina é de uso corrente na medicina tradicional chinesa e seu símbolo muito usado nas artes marciais como o Kung Fu onde o Yin Yang representam o equilíbrio entre o corpo e a alma.

Se fizermos uma pesquisa pela internet, vamos encontrar centenas de significados pois esse símbolo é o centro da filosofia chinesa e é usado para representar muitas coisas.

Você conhece outros significados para o Yin Yang? Então compartilhe com a gente deixando seus comentários

335 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page