O Aparecimento do Senhor Balarama.


Por Ramaputra das

Sacerdote, Empresário e Escritor.

Residente na Comunidade Nova Gokula.


No dia 11 de agosto de 2022 vamos comemorar o aparecimento do Senhor Balarama irmão mais velho de Krishna. Segundo o grande mestre Srila Jiva Gosvami, Balarama apareceu depois de Jhulana Yatra, em Purnima, o dia da lua cheia, e sete dias depois Sri Krsna apareceu em bhadra-astami, o oitavo dia auspicioso da lua no mês de Bhadra (agosto/ setembro)”.

O Srimad Bhagavatam prevê o aparecimento do Senhor Balarama: “Minha expansão plenária, Ananta Śeṣa, está dentro do útero de Devakī. Por ter sido atraído à força para o útero de Rohiṇī, Ele será conhecido como Saṅkarṣaṇa e será a fonte de todo o poder espiritual, ou bala, através do qual será possível alcançar a mais alta felicidade da vida, que se chama ramaṇa. Por isso, a porção plenária Ananta será conhecida depois de Seu aparecimento como Saṅkarṣaṇa ou Balarāma”.

Ninguém pode alcançar a perfeição espiritual pela força física ou atrativos materiais. Deve-se ter força espiritual, que é infundida por Balarāma que segundo a cosmogonia védica é o poder que sustenta todos os planetas em suas diferentes posições. Materialmente, esse poder sustentador é conhecido como a lei da gravidade, mas, na verdade, ela é a exibição da potência de Balarāma ou Saṅkarṣaṇa.

Balarama é o poder espiritual, ou o mestre espiritual original. O mestre espiritual é a manifestação da misericórdia de Kṛṣṇa. Por isso, o mestre espiritual é o representante de Balarāma, a Suprema Personalidade de Deus, que fornece força espiritual.

Reproduzimos alguns recortes de uma palestra do nosso mestre Srila Acaryadeva explicando alguns pontos interessantes sobre Balarama: “Sabemos que Balarama não é diferente de Krishna e por isso um de seus poderes é o desapego. É importante frisar que somos monoteístas e por ser muito criativo Deus Krishna se manifesta em muitas encarnações e Balarama é a primeira forma manifesta. Balarama é o símbolo máximo de amor verdadeiro que procura a felicidade ou bem-estar do amado. Dizer que Balarama desfruta do poder significa que está usando o seu poder para abençoar o mundo. Balarama sente prazer vendo a felicidade de todas as almas voltando para seu estado de saúde espiritual. Balarama é a fonte de todo tipo de carinho e amor”.

Balarama sempre acompanha Krishna servindo e facilitando suas brincadeiras (Lilas) transcendentais. Certa vez o Senhor Balarāma visitou Vṛndāvana a terra sagrada de Krishna. Ele ficou muito ansioso para ver Sua mãe e Seu pai e com grande entusiasmo, partiu em uma quadriga para Vṛndāvana. Os habitantes de Vṛndāvana, por um longo período, tinham estado ávidos para ver Kṛṣṇa e Balarāma. Quando o Senhor Balarāma voltou a Vṛndāvana sozinho para mitigar a saudade que todos tinham de Krishna. Todos os vaqueirinhos e as gopīs tinham crescido, mas, mesmo assim, na chegada dEle, todos O abraçaram, e Balarāma abraçou-os reciprocamente. Depois disso, Ele foi diante de Mahārāja Nanda e Yaśodā e ofereceu Suas respeitosas reverências. Em resposta, mãe Yaśodā e Nanda Mahārāja ofereceram-Lhe suas bênçãos. Eles O chamaram de Jagadīśvara, ou o Senhor do universo que mantém a todos. Sentindo-se assim, eles abraçaram Balarāma, sentaram-nO nos seus colos e começaram o seu choro perpétuo, molhando Balarāma com suas lágrimas. Em seguida, o Senhor Balarāma ofereceu Suas respeitosas reverências aos vaqueiros anciãos e aceitou as reverências dos vaqueiros mais jovens. Assim, de acordo com as diferentes idades e relações, o Senhor Balarāma trocou sentimentos de amizade com eles sem nenhuma mácula de hipocrisia. Até que nossos corações estejam livres da hipocrisia, não obteremos nada do reino de bhakti. Se desejamos um bom trabalho, bom casamento, e bons parentes, Krsna poderá adentrar nossos corações, enquanto ele está repleto de Bhakti ou devoção. Portanto, é altamente recomendado que primeiro oremos ao Senhor Balarama por força espiritual para purificar nossos desejos materiais e assim nos aproximar mais e mais de Krishna.


Perguntas interessantes!

O que representam as famosas insígnias de Krishna e Balarama? A flauta e o arado.

Qual a razão de o Senhor Balarama ser branco? Por que Ele carrega um arado?

O mestre Gour Govinda Swami responde: ... Branco é a cor do luar, que indica frescor e misericórdia. Balarama tem um arado em Sua mão, e Krishna tem uma flauta. Primeiramente, é preciso o cultivo, karshana. Então, todas as coisas sujas, que são como ervas daninhas, serão desarraigadas do coração. O campo deve ser apropriadamente cultivado com o arado de Balarama. Em consequência disso, o campo do coração, hridaya-kshetra, torna-se fértil, e a semente da trepadeira da devoção, bhakti-lata, pode ser semeada. O terreno não pode ser estéril. Se você plantar a semente em uma terra estéril, jamais frutificará. Foi isso que Gopinathacharya disse a Sarvabhauma Bhattacharya: “Por que estou plantando sementes em uma terra infértil [tentando convencer você]? Estou trabalhando inutilmente, pois nunca frutificarão”. Depois de cultivo apropriado pelo arado de Balarama, quando a terra está fértil, a semente deve ser plantada. Quando a semente brotar e você desenvolver amor puro (prema-bhakti), você se atrairá pela flauta de Krishna. A flauta de Krishna representa Akarshana, atração do amor mais puro que existe.


Hare Krishna! Om Tat Sat!


Respeitadas as previsões legais com base na LGPD e direitos da propriedade intelectual informamos que o texto do colaborador não representa a opinião da Instituição.

35 visualizações0 comentário