KRISHNA JANMASTHAMI (O aparecimento de Krishna) A VERDADE ABSOLUTA Parte II


Por Ramaputra das

Sacerdote, Empresário e Escritor.

Residente na Comunidade Nova Gokula.


(Texto organizado e inspirado nos ensinamento de Srila Prabhupada)


O Senhor Krishna falou sobre a peculiaridade de Seu nascimento: embora possa aparecer como uma pessoa comum, Ele lembra-Se de tudo o que aconteceu em Seus muitos e muitos “nascimentos” anteriores, ao passo que o homem comum não pode nem mesmo lembrar-se do que fez algumas horas atrás. Mesmo assim, muitos homens freqüentemente ousam fazer-se passar por Deus, ou Kṛṣṇa. Ninguém deve se deixar enganar por essas imitações descabidas. Ademais, o Senhor explica Sua prakṛti, ou Sua forma. Prakṛti significa “natureza”, bem como svarūpa, ou “a própria forma”. O Senhor diz que aparece em Seu próprio corpo. Diferentemente da entidade viva comum, que muda de um corpo para outro, Ele não troca de corpo. Em outras palavras, Kṛṣṇa aparece neste mundo material em Sua forma original eterna, com duas mãos, segurando uma flauta. Ele aparece exatamente em Seu corpo eterno, não contaminado por este mundo material. Embora apareça no mesmo corpo transcendental e seja o Senhor do Universo, mesmo assim, tem-se a impressão de que Ele nasce como uma entidade viva comum. E embora Seu corpo não se deteriore como um corpo material, mesmo assim o Senhor Kṛṣṇa aparentemente passa da infância à juventude. Mas é muito surpreendente que Ele nunca ultrapasse a juventude. Nunca vemos um quadro em que Kṛṣṇa é retratado numa idade avançada porque Ele nunca envelhece como nós, embora seja a pessoa mais idosa em toda a criação — passada, presente e futura.

Os Vedas também confirmam que a Suprema Personalidade de Deus é não nascido, mas mesmo assim Ele parece nascer em manifestações múltiplas. A literatura védica suplementar também confirma que, embora pareça estar nascendo, ainda assim, o Senhor não muda de corpo. No Bhāgavatam, Ele aparece diante de Sua mãe como Nārāyaṇa, com quatro braços e decorado com os seis tipos de opulências plenas. Seu aparecimento em Sua forma original eterna com dois braços é Sua misericórdia imotivada, outorgada às entidades vivas para que possam concentrar-se no Senhor Supremo como Ele é, e não nas invenções, distrações ou imaginações mentais.

Uma curiosidade frequente levantada por pessoas desinformadas sobre a personalidade de Krishna é a seguinte: Porque Krishna é azul? Esta é uma pergunta frequente e nossa resposta é fundamentada em uma das características de Krishna, Abijna swarat, que significa que Ele é uma pessoa que detém todo conhecimento e é independente em suas infinitas escolhas. Ou seja, Krishna é azul porque escolheu esta cor para si. Fiquei um pouco insatisfeito com esta resposta porque também é questionado se existe alguma simbologia na escolha da cor do corpo de Krishna. O que a cor de Krishna diz sobre Ele? Nossa resposta: Krishna é conhecido como Shyamasundara, belíssimo como uma nuvem escura. A palavra shyam é livremente traduzida como preto, uma tradução precisa da palavra shyam seria escura. Shyam, é um dos nomes do senhor Krishna, isso leva as pessoas a acreditar que Krishna era moreno/negro. Krishna tinha pele azul escura.

Pesquisando, descobrimos que a cor de Krishna é “Sarva Varna” ou a junção de todas as cores. As cores primarias, amarelo, vermelho e azul, misturadas teremos um cinza ou azul escuro. Isto significa que Krishna é a origem de tudo e tudo está dentro dele tanto os mundos materiais e espirituais.


Muito Obrigado! Hare Krishna!


Respeitadas as previsões legais com base na LGPD e direitos da propriedade intelectual informamos que o texto do colaborador não representa a opinião da Instituição.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo