Por Suzy Reigado
Terapeuta Natural, Holístico, Numeróloga e Comunicadora da Rádio Vibe Mundial FM 95,7
Contato @Suzy Reigado terapias
Primeiramente o que significa a palavra mente e porque ela é tão importante?
A mente é como um motorista que está guiando um veículo, onde através dela percebemos o que acontece no mundo. Ela é fruto das referências que você carrega nela. Crenças, padrões, educação familiar e sua mente vê o que você deseja enxergar, cada um tem uma mente própria e temos como obrigação se possível evoluir e ampliar nossa mente em novos conceitos.
Porque a mente. Mente!
O que víamos como certo ontem, hoje não mais! Então, uma de nossas obrigações é ampliar nossa mente e aprender novos caminhos, pois quando estamos numa mente fixa estamos com uma mente doentia ou neurótica.
Fórmula da realidade é igual a FATO x INTERPRETAÇÂO = REALIDADE
O fato é neutro! Mas, a sua interpretação é que vai dar uma carga sentimental ao fato. Cada um irá ter uma visão diferente da mesma situação e sua interpretação.
Quando mudamos nossos referenciais e nosso ponto de vista perante o fato, aquele fato ganha uma nova interpretação, mudando nossa mente para um lugar mais sadio. A mente está aprisionada normalmente a um fato lá no passado, onde patinamos sempre na mesma situação colocando uma carga emocional no presente vindo do passado.
Porque criamos sempre o mesmo tipo de resposta ao fato. Quem cuida da mente cuida da vida! Através da terapia, uma constelação familiar, tratamentos espirituais, psicoterapia ou qualquer outra forma de análise e ajuda, podemos identificar o desafio, destravar a mente, saindo de respostas pé concebidas e dando lugar a uma nova abordagem ao fato.
Ter uma mente sadia é ter uma mente sempre em expansão, resignificando o passado e abrindo novos horizontes.
Uma frase interessante de Gerald Ford- o criador da linha FORD de veículos ele dizia: “Não importa se você acredita que vai dar certo ou não. Você sempre terá a razão”.
Porque cada UM vê a realidade como deseja. O que é certo para um, não é para outro. Nós manipulamos a realidade aumentando ou diminuindo aquela interpretação dos fatos para manter a nossa opinião a respeito.
Segundo Berth Hellinger autor das 3 ordens do amor: Quando alguém para no caminho e não quer avançar, o problema não está no saber e sim na coragem de tentar.
No fundo a pessoa procura segurança quando deveria de procurar coragem para as mudanças. E assim, continuamos com nossas neuroses não saindo do lugar para manter nosso EGO intacto.
A realidade verdadeira é quando estamos diante do “TAO”, diante do conhecimento da fonte criadora, à dinâmica e à força que há em tudo que existe.
As tradições e os fundamentos taoistas ressaltam, como base para uma vida com equilíbrio e sabedoria, as seguintes condutas:
A serenidade
A não ação
O Vazio
O domínio dos desejos
A simplicidade e a espontaneidade
A contemplação da natureza
Os 3 tesouros: compaixão, moderação e humildade
Segue algumas dicas úteis:
Tenha uma alimentação saudável e equilibrada
Pratique exercícios que estimulam o cérebro
Controle as emoções e mantenha o pensamento positivo
Viva momentos de lazer para afastar o estresse
Cuide do seu sono e das suas horas de descanso
Evite o uso excessivo de celular
Siga seu Dharma ou propósito de vida
Procure uma filosofia de vida que ajude em sua expansão de consciência.
Tenha uma vida sexual saudável
Coloque os princípios do TAO em sua vida.
Namastê
Respeitadas as previsões legais com base na LGPD e direitos da propriedade intelectual informamos que o texto do colaborador não representa a opinião da Instituição.
Comments