top of page

Meditação

         Por que meditar? Por que dedicar parte do nosso dia, ou sequer alguns minutos, para olhar para dentro de nós mesmos?

       Para quem ainda não é conhece à prática, é normal ter dúvidas sobre isso. Além muitas vezes temos uma concepção de meditação um pouco estereotipada, como se só fosse possível meditar tornando-se um monge em algum templo na Ásia.

       A verdade, que essa prática pode ser bem simples e existem várias formas de realizá-la no dia a dia. Como uma das técnicas centrais da meditação é a concentração, você pode, por exemplo, focalizar a atenção na sua respiração durante o trajeto para o trabalho.

Outras opções de fazer sentado ou deitado, mentalizar um mantra para ajudar a concentrar, utilizar áudios para guiar sua prática ou simplesmente tirar 5 minutos por dia para sentar-se confortavelmente e concentrar na sua respiração.

    Por que meditar é importante?

    A meditação é originária da Índia e sua prática existe há cerca de 5000 anos. Isso mostra que a importância da meditação não reside em algo passageiro ou em um modismo, concorda?

Meditar é importante por inúmeros motivos. Nos tempos atuais, em que vivemos em um ritmo acelerado e no “modo automático”, a meditação provoca uma reconexão com o nosso interior, acalmando a hiperatividade e silenciando os ruídos e as sensações negativas.

Resgatamos qualidades esquecidas, evoluímos o nosso eu a encontrar sentimentos como paz interior, bem-estar e felicidade. E, em um mundo no qual a ansiedade e a depressão são consideradas o mal do século, meditar se mostra importante até mesmo como tratamento complementar em alguns quadros clínicos.

    É comprovada, pela ciência que a meditação chega a alterar a estrutura cerebral, tornando o cérebro mais espesso e fortalecendo as conexões de suas células.

Isso significa benefícios cognitivos e psicológicos duradouros, como melhora da memória, aumento de empatia e redução de estresse.

    Como a meditação pode me ajudar?

    Benefícios para a saúde:

Para a saúde física, mental e emocional. A prática regular pode ajudar as pessoas nos mais diversos aspectos da vida, seja pessoal, profissional, familiar, social e demais âmbitos.

Reduz o estresse e a lidar com as emoções, inclusive, com a dor e o sofrimento. A pessoa se torna mais autoconsciente, entende seus pensamentos e suas sensações, e, ao olhar para si, descobre a paz mesmo nas situações mais adversas.

O equilíbrio emocional é positivo em todas as áreas da vida. No trabalho, a pressão  o ambiente estressante e demais exigências podem ser melhor enfrentados.

Com menos ansiedade e um melhor estado emocional, a pessoa se torna mais produtiva e sente menos emoções negativas. A  prática também ajuda na saúde mental, melhorando a cognição, a atenção plena e a memória.

As relações familiares e sociais se tornam mais saudáveis, visto que a meditação contribui para o aumento de emoções positivas como empatia, compaixão e bondade e para a redução de sentimentos negativos como raiva, estresse, fadiga e depressão.

Além da saúde mental e psicológica, a meditação traz benefícios para a saúde física, como fortalecimento do sistema imunológico, melhora na qualidade do sono e redução de dores crônicas.

Por isso esta inclusa no nosso processo de tratamento.

Gostou das informações , então convidamos você a praticar aperte play do vídeo!

bottom of page