Meditação

esper

Meditação é o que lhe traz um descanso profundo

Meditação é uma atividade em que o praticante apenas se senta e permite que a mente se dissolva. Na arte de viver, a meditação é uma atividade simplificada que pode ser facilmente praticada por todos. Meditação não é concentração. Meditação é desconcentração.

O descanso da meditação é mais profundo que o sono mais profundo que você pode ter. Quando a mente se livra da agitação, está calma, serena e em paz, a meditação acontece.

Existem muitos benefícios da meditação. É uma prática essencial para higiene mental. Uma mente calma, boa concentração, clareza de percepção, melhora na comunicação, florescimento de habilidades e talentos, uma forma interna inabalável, curas, a habilidade de se conectar a uma fonte interna de energia, relaxamento e rejuvenescimento são resultados de meditar regularmente.

No mundo de hoje onde o estresse se instala tão rápido que mal conseguimos perceber, a meditação não é mais um luxo, é uma necessidade! Para ter paz na mente e ser incondicionalmente feliz, precisamos acessar o poder da meditação.

Como meditar:

  • Escolha um local limpo, sem distrações em sua casa (apesar de você também pode fazer em sua cadeira no trabalho).
  • Se certifique que a luz está suave, existe ventilação e os barulhos estão sob controle.
  • Você pode escutar meditações guiadas, mas é melhor começar a meditar com um grupo.
  • Medite ao mesmo tempo todos os dias, para que se torne uma rotina sustentável. De manhã cedo é um ótimo horário.
  • Não medite demais. Comece meditando apenas de 15 a 20 minutos. Tenha um timer.
  • Desligue seu celular. Fale para sua família que este é o seu curto momento de silêncio.
  • E use de preferência, roupas leves e soltas.

Importância da Meditação

A meditação é o alimento para a alma: ela nutre os valores universais de compaixão, cuidado, responsabilidade, não-violência e paz. Ela nos ajuda a nos conectar com os outros. Estes são valores importantes para nos guiar e nos fazer aceitar toda a humanidade como a nossa família: ainda mais quando o mundo está tão fragmentado.

A humanidade tem uma tendência inata a buscar por uma alegria que não diminui e a meditação ajuda a preencher esta necessidade tão importante.

Mesmo quando tudo está bem conosco, nós frequentemente estamos inquietos. A meditação pode liberar o nosso estresse – de forma consciente ou inconsciente – e nos trazer uma sensação de conforto e estabilidade que todas as pessoas buscam.

A meditação nos ajuda a lidar com os altos e baixos da vida com centramento, confiança e habilidadade. Nos traz a resiliência para que não apenas fiquemos inabaláveis pelas tempestades de emoções que surgem na vida de todos, mas também voltemos mais rápido ao nosso centro.